-
Arquitetos: COMOCO
- Área: 2385 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa abordagem em relação ao projeto das Instalações Esportivas Indoor de Eiras N10 foi determinada de duas maneiras: por um lado, pelas características específicas do pavilhão industrial existente em que deveríamos inserir a nossa solução. Por outro lado, pelo brief que exigia três áreas principais: recepção, vestiários e um salão de festas.
Um volume foi criado, organizado em duas áreas principais em ambos os lados da área de recepção, que é onde a entrada também está localizada. O novo volume criado ocupa todo o comprimento do pavilhão existente, e seu próprio comprimento resulta da subtração do campo de futebol do comprimento total do pavilhão. O sistema do edifício define a materialização do volume.
Uma sistema de pórticos feito em colunas e vigas de madeira de Pinus Americano cria a estrutura básica. O preenchimento desta estrutura, tanto o teto como as paredes é feito de placas de MDF, assentadas de maneira a assumir tanto o papel formal e estrutural do conjunto. O uso das placas de MDF em seu estado aparente é seguido do uso evidente dos azulejos cerâmicos nos vestiários e chuveiros, e pelo desenho dos componentes do mobiliário, que também são feitos de elementos em madeira aparente de pinus e painéis de MDF laqueados em preto.
A disposição dos dispositivos de iluminação foram projetados para alcançar uma plasticidade intensa e expressiva do volume formal e das características do material. Um elemento com formato similar a um túnel perfura a parede existente do pavilhão para anunciar do exterior a entrada às instalações.